Previdência Privada
Além de complementar a aposentadoria pode ajudar a transformar planos de longo prazo em realidade, como quitar as prestações de um imóvel, comprar um carro, fazer uma viagem, construir uma reserva para a faculdade das crianças entre outros.
Os planos de previdência são simples e flexíveis. Você escolhe o plano ideal para o seu perfil e ainda pode contar com as vantagens fiscais na dedução do Imposto de Renda.
O seu investimento pode ser feito pelo período que quiser, com pagamentos mensais, esporádicos ou apenas na contratação.
Além disso, você tem a flexibilidade de mudar o valor que está sendo investido, fazer contribuições extras sempre que sobrar um dinheirinho, suspender as contribuições pelo período que quiser ou até mesmo resgatar o valor acumulado caso surja uma necessidade.
Incluir a previdência nos programas de benefícios da empresa é uma forma de valorizar os profissionais e ainda complementar a remuneração.
É seguro investir em previdência complementar?
O órgão responsável por fixar as diretrizes e normas da política de seguros e previdência privada no brasil é o cnsp (conselho nacional de seguros privados). Esse órgão é composto pelo ministro da fazenda e por representantes dos principais ministérios do governo, além do conselho monetário nacional e comissão de valores mobiliários.
A susep (superintendência de seguros privados) é responsável por implementar as políticas estabelecidas pelo cnsp, supervisionar o mercado de seguros e zelar pela defesa dos interesses dos consumidores.
Adicionalmente, todos os fundos de previdência aberta devem obedecer às determinações e regras da cvm (comissão de valores mobiliários), que disciplina, normatiza e fiscaliza a atuação dos diversos integrantes do mercado.
A regulação garante a transparência e a segurança que o investidor de previdência privada precisa para criar uma poupança de longo prazo. É importante lembrar que, além da regulamentação, há gestores renomados por trás de grande parte dos fundos de previdência.